back to top

O Pássaro Que Enganou o Gato

O Pássaro Que Enganou o Gato: Certo dia, um gato muito sabichão caminhava sobre o telhado de uma casa, quando avistou um canarinho assobiando, em um fio da rede elétrica.

“Ei! Belo pássaro cantor, já sabe da novidade?” Disse o bichano olhando para o alto.

“Que novidade?” Perguntou o passarinho, já então desconfiado.

“Uma nova lei foi aprovada… Agora todos os bichos terão de ser amigos, não haverá mais rivalidade, nem presas, nem predadores e todos terão que viver em harmonia”.

“Sério?!!” Questionou o canário.

“Sim, e para comemorar, voe até aqui e venha-me dar um abraço, sejamos amigos!”.

“Tudo bem” disse o canário, ”Vou pousar próximo à casinha do Rex, aquele grande pastor alemão ali no quintal e então nos abraçaremos e comemoraremos os três juntos”.

Ouvindo isto, o felino saltou tentando agarrar o pássaro, que voou rapidamente e gargalhou do gato.

“Lei nova… ha, ha, ha, ha!!!

O gato saiu frustrado e resmungando, pois não contava com a astúcia do pequeno pássaro.

O gato, conhecido por sua sagacidade, não se dava por vencido facilmente. Ele, decidido a mostrar sua esperteza, traçou um plano para vingar-se do passarinho que o enganara.

Na manhã seguinte, o gato encontrou uma coruja sábia e astuta, famosa por conhecer todos os segredos da floresta. O felino confidenciou seu desejo de pregar uma peça no canarinho e pediu a ajuda da coruja.

A coruja, curiosa com a trama do gato, concordou em participar, mas com uma condição: que o gato a ajudasse a conseguir uma fruta especial, a única capaz de curar a dor de um antigo ferimento em sua asa.

O gato, ciente da importância da colaboração, correu até a floresta e, após uma busca exaustiva, encontrou a árvore mágica que produzia essa fruta especial. Com muita habilidade, conseguiu a fruta e voltou à coruja, entregando-a com cuidado.

Então em troca, a coruja ensinou ao gato um truque astuto: a arte da paciência.

Ela explicou como a astúcia poderia ser usada de forma mais sutil e inteligente, e que nem sempre a rapidez era a melhor estratégia. O gato, absorvendo os ensinamentos da coruja, agradeceu e prometeu aplicar esse novo conhecimento em suas futuras artimanhas.

Juntos, gato e coruja tramaram um plano engenhoso para o canarinho. Logo, criaram um ambiente que aparentava a concretização da tal lei de harmonia entre os animais. Montaram uma encenação onde presas e predadores conviviam pacificamente, compartilhando o mesmo espaço sem ameaças.

Ao observar isso de longe, o canarinho ficou espantado e, aos poucos, convencido de que a nova lei era verdadeira. Ele voou até lá, confiante na suposta segurança que o local oferecia, sem desconfiar do plano urdido pelo gato e pela coruja.

Assim que o passarinho pousou, a encenação desmoronou.

O gato, seguindo o conselho da coruja, agiu com calma e paciência. Ele se aproximou do canarinho sem alarde, convidando-o para um abraço amistoso, mas, ao invés de tentar agarrá-lo, murmurou palavras de desculpas e agradeceu pela lição que o passarinho lhe ensinara.

O canarinho, surpreso com a mudança de atitude do gato, percebeu que havia subestimado a astúcia do felino. Uma risada suave escapou de seus lábios, reconhecendo a inteligência por trás daquele gesto inesperado.

A partir desse dia, os três, gato, coruja e canarinho, desenvolveram uma amizade incomum, baseada no respeito mútuo e na compreensão de que, por vezes, a sabedoria estava em driblar as aparências e surpreender com ações inesperadas.

E juntos, começaram a explorar novas aventuras e desafios na floresta, aprendendo uns com os outros a cada passo do caminho.

(Enviado por Wallistein – Site Bebe Atual)

(modificado)

Mais Historinhas

Micha e o Mistério da Páscoa – Em Casa dos Avós

Micha e o Mistério da Páscoa – Em Casa dos Avós: Hoje estavam todos convidados para ir comer a casa dos avós. Assim que...

Os Sete Cabritinhos e o Lobo Mau

Os Sete Cabritinhos e o Lobo Mau: Na bela Floresta Encantada morava a Dona Britinha, mãe de sete jovens cabritinhos. Todos eles eram branquinhos...

O Botão de Reduzir Mães

O botão de reduzir mães: Num dia de grande discussão e de grande insolência para com a mãe, o pequeno Dudu apanhou uma bofetada...

A Ratita Tita

Tita, a ratita, tem mãos de fada. Ela faz maravilhosas roupas a partir de quase nada. Mas, agora, já todos os ratinhos das redondezas...

O Dragão cor-de-violeta

Era uma vez uma floresta enorme e muito antiga, onde moravam muitos animais, e todos viviam satisfeitos. Tinham tudo aquilo de que precisavam e...

O Gato das Botas

Era uma vez um velho lenhador que tinha três filhos. Meses antes de morrer, reuniu em sua pequena sala os seus herdeiros e dividiu...

O Gato Que Chora

O Gato Que Chora: O Orelha-Longa está deitado ao sol, a descansar. Sente-se preguiçoso. Estamos no Verão. A caça está fechada. Os passeantes só...

A Galinha dos Ovos de Ouro

A galinha dos ovos de ouro. Era uma vez um casal sem filhos que vivia numa pequena cidade do interior. Eles eram conhecidos por...